Quantcast
Channel: Mario Cravo – Memorias da Bahia
Viewing all articles
Browse latest Browse all 4

O Galo Vermelho. A maior festa de salão do Carnaval de Salvador de todos os tempos

$
0
0

Na quarta feira 08 de fevereiro de 1956 dois aviões fretados, procedentes do Rio de Janeiro e São Paulo, pousaram no aeroporto de Salvador; a bordo convidados Vips da prefeitura da cidade para aquele que seria o maior baile carnavalesco da Bahia de todos os tempos. No dia seguinte o Hotel da Bahia, abria os seus salões para que os convidados apreciassem a magnífica decoração preparada com esmero, com o tema do Galo Vermelho, obra dos artistas plásticos Carybé, Mario Cravo e Genaro de Carvalho.

O baile do Galo Vermelho, solene abertura do Carnaval de Salvador de 1956, era uma iniciativa do prefeito Helio Machado, projeto desenvolvido pelo publicitário João Doria. Integrava um plano diretor de turismo que visava tornar a cidade de fato vocacionada para receber visitantes, plano infelizmente não executado por falta de verbas e continuidade administrativa. O baile custou uma fortuna, mas o poder público dividiu o ônus com a iniciativa privada: a agência Doria & Associados foi buscar parcerias para pagar os custos, obtendo o patrocínio do Banco da Bahia, Caixa Econômica e Brahma, dentre outras empresas e organizações.

Todo o planejamento do evento teve como objetivo a excelência, diferencial de qualidade. O convite para o grande baile, por exemplo, foi encomendado ao célebre artista plástico cearense Aldemir Martins que já era referência de nosso país na Europa (Bienal de Veneza) e até hoje o desenho do galo, o mesmo do anúncio aqui postado, é considerado uma de suas melhores obras, naquele gênero estético.

Na quinta feira de Carnaval os salões do Hotel da Bahia exibiam figurinos e fantasias no capricho de senhores, senhoras e senhoritas da alta sociedade baiana, caríoca e paulista; entre os convidados estavam os colunistas sociais de maior prestígio na época: Jacinto de Thormes e Ibraim Sued que se encarregaram de divulgar o evento no sul do país. A festa varou a madrugada com muitas atrações, animação especial de Russo do Pandeiro que comandou três Escolas de Samba e mais a cantora Linda Batista que então fazia grande sucesso na Rádio Nacional.

A coroação do Rei Momo, corso carnavalesco pelo centro da cidade, saudações aos clubes Baiano de Tênis, Associação Atlética e Iate Clube da Bahia; tudo isso compós o clima carnavalesco de promoção da grande festa de abertura. A decoração dos salões incluia gaiolas com galos vivos, uma delas pode ser apreciada aqui sobre a cabeça de um animado folião, conforme registrou o fotógrafo da revista Manchete na sua cobertura. Nunca mais um baile carnavalesco de salão na Bahia teve tanto destaque, uma festa pensada e executada no capricho.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 4

Latest Images

Trending Articles





Latest Images